Diagramação - Tipologia & Tipografia


Tipologia é a classificação e caracterização das classes de elementos tipográficos, o tipo.
Peter Beherns define tipologia como sendo um dos meios mais eloqüentes da expressão do estilo de cada época. Como na arquitetura, ela oferece o perfil mais característico de um período e o mais rígido testemunho da situação intelectual de uma nação.
Tipografia é definida como o ofício que trata dos atributos visuais da linguagem escrita. Ela envolve a seleção e a aplicação de tipos, a escolha do formato da página, assim como a composição das letras de um texto, com o objetivo de transmitir uma mensagem do modo mais eficaz possível, gerando no leitor destinatário significações produtivas pretendidas pelo destinador. Não se deve esquecer de que é preciso existir um equilíbrio entre interesse, impacto visual e legibilidade.



Algumas das funções da tipologia que podemos destacar são:



  • Conduzir o leitor à leitura;



  • Estimular sua percepção da estrutura subjacente ao texto;



  • Facilitar a compreensão da informação;



  • Aprofundar o seu entendimento.
É importante escolher fontes e composições coerentes com a idéia que se quer exprimir no final, o aspecto visual não deve suplantar ou obscurecer a mensagem.
TIPO
Partes do Tipo:



  • Hastes e as Bases (ascendentes ou descendentes);



  • Barrigas e os Ocos (vazios);



  • Barras;



  • Traves;



  • Ganchos;



  • Ápices (cadeças);



  • Braços;



  • Ombros, Orelhas e Caudas.
VARIAÇÕES DO TIPO
Um tipo pode ter variações estruturais:
CORPO (Tamanho): Está relacionado ao corpo do tipo, ou seja, a altura.
ex: A A A A
FONTE (Forma): Está relacionado às diferenças no desenho de uma letra nas suas versões em caixa alta e em caixa baixa.
ex: A a
PESO ( Espessura): Relaciona-se à espessura dos traços em um mesmo corpo de tipo de uma mesma família.
ex: Bold, Extra-Bold, Normal, Light ou Extra Light.
INCLINAÇÃO: É o efeito de inclinação que é inserido na letra.
ex: A a
ESTRUTURA ( Família): Está relacionada à família em que o tipo é classificado.
ex: Arial, Verdana, Garamond e etc.
CATEGORIAS DO TIPO



  • Estilo Antigo: Baseia-se na escrita à mão dos escribas, que trabalhavam com uma pena na mão. São os tipo que se assemelham à uma escrita à mão. A serifa é inclinada, a ênfase em diagonal e a transição grosso-fino é moderada nos traços.



  • Estilo Moderno: Baseia-se no tipo de letra que possui traços mais grossos. A serifa é horizontal e fina, a ênfase em vertical e a transição grosso-fino é radical nos traços.



  • Serifa Grossa: Baseia-se no tipo de letra que possui pouca transição grosso-fino, foi muito conhecida durante a fase egiptomaníaca dos Estados Unidos, por exemplo Memphis e Cairo Scrab. A serifa é horizontal e grossa, a ênfase em vertical e a transição grosso-fino é pouca ou nenhuma.



  • Sem Serifa: Baseia-se no tipo de letra que não possuem quase nenhuma dessas diferenciações ou itens, que diferenciam um tipo do outro. A serifa não existe, a ênfase não existe por não haver diferenciação grosso-fino e a transição grosso-fino não existe.



  • Manuscrito: São todos os tipos que parecem ser escritos à mão, com uma caneta, pincel ou lápis e caneta profissional. ex: Cascade



  • Decorativo: São as letras que parecem ser desenhas, podem ser a feitas para se assemelhar com um tigre, possuindo na letra as cores da pele do animal e etc. Esse tipo é ótimo, engraçados, diferentes e fáceis de usar. Porém, tem seu uso limitado.
COMBINAÇÃO DE TIPOS
Estabelecer uma relação dinâmica na página, que pode ser concordante, conflitante ou contrastante.



  • Concordância: Um design estará em concordância quando você optar pela utilização de apenas uma fonte e os outros elementos que compõem a página possuírem as mesmas qualidades daquela fonte, como a versão em itálico, por exemplo, ou aumentar o tamanho da fonte.



  • Conflito: Um design tem conflito quando se adotam duas ou mais fontes similares na mesma página, mas que não são efetivamente diferentes ou iguais. Quando se colocam duas fontes parecidas juntas, a maior parte das pessoas que olharem para o texto vão achar que foi um erro.



  • Contraste: O contraste marcante atrai os olhos, é uma das maneiras eficazes, simples e satisfatórias de se conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário